arvoredigitalO que a mobilidade digital tem proporcionado nas nossas vidas? O que nos faz prender diversas vezes ao dia na frente de uma telinha com milhares de utilidades por trás, através dos conhecidos e tão queridos smartphones e tablets, nos acompanhando em todos os lugares... será, Facebook, Twitter, estudos, trabalho, saber simplesmente as noticias do dia, e-mails, jogos e principalmente os preciosos aplicativos? Enfim tudo aquilo que a tecnologia pode nos proporcionar nesses dispositivos móveis.

É fato que grande parte do crescimento da internet hoje tem decorrência devido ao grande número de usuários usando esses aparelhos móveis, eles são uteis assim como os computadores que todos nós já conhecemos e prometem fazer coisas extraordinárias na palma das nossas mãos.

Entretanto por trás de todos os benefícios, existe um lado preocupante e ruim que afeta diretamente os usuários no que diz a respeito da segurança. Já não é novidade ouvir relatos de ataques como, por exemplo, o roubo de dados nos computadores, a única diferença é que hoje os mesmos problemas se repetem nos dispositivos móveis. O comportamento das pessoas no meio digital é umas das principais causas do índice de vitimas a cada dia na web, infelizmente as maiorias dos usuários ainda continuam com o velho costume de deixar a segurança para o segundo plano, até que é claro um incidente ocorra e a partir disso comecem a realmente a se preocupar.dispositivos

Nos aparelhos móveis a principal porta de entrada para os ataques vem por meio dos aplicativos ou simplesmente apps disponíveis nessas tecnologias e o simples costume de sair clicando e instalando aplicativos sem prestar atenção antes na sua origem e que tipo de ações o aplicativo irá precisar fazer para poder ser instalado é uns dos problemas que torna a pratica do cibercrime cada dia mais rentável, afinal os criminosos digitais agradecem o descuido dos usuários.

Bem assim como os computadores, os smartphones e tablets possuem um sistema operacional como: o Android, iOS, Windows Phone, Blackberry e Symbian. Ultimamente vale resaltar que o sistema Android está no topo da lista dos mais vulneráveis a ataques, mas porque será? Ele é aberto, mais popular, então é mais simples encontrar ferramentas para confecção de pragas virtuais e obviamente se torna mais visado para práticas ilegais, mas a questão da vulnerabilidade só existe porque quem controla esses dispositivos são os próprios usuários e como já dizia o famoso hacker Kevin Mitnick “o fator humano é o elo mais fraco da segurança”. Analisar as permissões dos aplicativos é primordial! muitos pedem acesso como: localização, informações pessoais, chamadas telefônicas, modificar/excluir conteúdos de armazenamento, controles de hardware entre outros tipos de acesso. Portanto todo cuidado é pouco! quem permiti tudo isso é você mesmo usuário a partir do simples clique de instalar. Antes investigue e reflita.

Finalizando em contagem regressiva esse breve artigo até porque tem muitas coisas a falar, deixo aqui o convite para participar doCongresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico - CONSEGI que inclusive o evento tem o foco principal na Mobilidade Digital e estarão algumas de nós Mulheres na Tecnologia por lá prestigiando o evento compartilhando conhecimentos e também deixo o convite para conhecer a Revista Segurança Digital totalmente gratuita de ótima qualidade pelo qual sou colaboradora, no final desse mês terá mais uma edição inclusive sobre esse assunto do artigo com muitas mais informações que você não pode perder.

Nágila Magalhães - @netnagila