Empoderar mulheres por meio da tecnologia?

em . Publicado em Blog

Empoderar mulheres por meio da tecnologia?

"Mulheres empoderadas que assumem o controle de suas próprias vidas, que empreendem, que transformam sua comunidade e a economia. Mais do que dominar o mundo, as mulheresempreendedoras ou não -, querem (e vão) melhorar o mundo. E a tecnologia vai ser um importante coadjuvante nessa história." - Deb Xavier

 

Muito tem se falado sobre a baixa presença de mulheres na tecnologia. O tema vem ganhando espaço em ambientes acadêmicos, na mídia e dentro da própria tecnologia. Estudos apontam que as razões para este fato são construídas a partir da infância, nos primeiros contatos com a educação formal e influências culturais machistas, e são reforçadas ao longo de toda vida. Além deste, um outro problema é o fato de muitas mulheres estarem abandonando a carreira de TI. O principal motivo é a difícil convivência com o machismo que impera neste ambiente.

Para tentar contornar este problemas, várias iniciativas surgiram com o objetivo de incentivar o ingresso e o permanecimento de mulheres na TI. Elas acontecem na forma de cursos de TI voltados ao público feminino, maior espaço para palestrantes mulheres nos eventos de TI, formação de grupos de mulheres de TI (/MNT, PyLadies, MariaLab, Code Girl,...), incentivo a contratação de profissionais mulheres para cargos de TI, investimentos financeiros no formato de bolsas de estudo para mulheres que desejam estudar tecnologia e de premiação para mulheres que se destacaram e/ou fizeram diferença na carreira TI.

Entretanto, apesar de muito importante, todo este debate gira em torno de uma questão central: as mulheres são uma grande contribuição para a tecnologia. Pouca atenção tem sido dada aos benefícios que a tecnologia pode trazer para a vida das mulher. Em tempos em que muito se fala sobre equidade de gêneros, é importante também levantar o debate sobre como a tecnologia pode contribuir para o empoderamento feminino. Assim, neste mês de março, onde se celebra do dia internacional da mulher, o Grupo Mulheres na Tecnologia lançou uma enquete nas redes sociais para saber: “Na sua opinião, por que é importante empoderar mulheres através da tecnologia?

A enquete esteve disponível no período de 09/03/2016 a 20/03/2016.

 

Gênero

chart genero

Atuação na TI

chart atuacao

Na sua opinião, por que é importante empoderar mulheres através da tecnologia?

histo resps

legendas resps

Algumas opiniões foram colocadas para contribuir com a pesquisa:

Coordenei um curso de manutencao de computadores e um dos alunos incentivou sua mulher para fazer o curso com ele. Ela me contou que pensou "imagina que vou fazer esse curso de homem". Mas ele a convenceu a ir pelo menos conhecer a escola. Chegando lá, se deparou comigo, a única mulher do grupo de professores homens era a coordenadora do curso. Isso a motivou a se matricular. Infelizmente, so isso nao foi suficiente para que ela concluisse o curso, abandonou no meio do caminho, pelas exigências da vida de casada e tambem por que não conseguiu superar a expectativa da sociedade em relacao ao que devia ser mais importante para ela.

Vamos lá! Bora criar as meninas desde pequena para serem o que quiserem.

 

Ter cotas para negros como já existem, para pessoas de baixa renda, incentivos e investimentos porque só assim teremos mais profissionais. E também luta contra o machismo.

 

Empoderar mulheres por meio da tecnologia é hackear o patriarcado, é também ter a possibilidade de construir ativamente na sociedade.
 
Muitas vezes em conversas com amigas percebo que as mesmas sabem os problemas que encontram, sabem como solucionar, mas não sabem como chegar até lá. Emponderar mulheres através de tecnologia é poder dar a liberdade de soluções de seus problemas e da comunidade. Ajudarmos a construirmos um mundo melhor, mais justo e igualitário.

 

Tenho 42 anos e, na programação e domínio da tecnologia vejo perspectiva de não sofrer mais com os impeditivos de gênero e idade. Além de melhoria na qualidade de vida e autonomia, inclusive criativa.

 

E também teve indicação de leitura:

Acho que a abordagem poderia incluir como ter mais mulheres em TI ajuda a área e projetos a evoluir. :-)

Discuti sobre isso no post http://blog.caelum.com.br/multidisciplinaridade-diversidade-em-times-de-tecnologia/

 

Quer colaborar com a nossa enquete e dar as suas sugestões? Acesse o nosso formulário e dê a sua contribuição para dar maior visibilidade a este debate.

Você não tem permissão para ver ou postar comentários.
No tweets found.
  • mamu