Tecnologia da Informação: Qual profissão seguir?

Por Márcia Santos Almeida. Publicado em Carreira

TI é uma área muito grande, e tem tipo de trabalho para vários gostos.

A profissão mais comum é desenvolvedor ou programador ou engenheiro de software. Tudo faz a mesma coisa, só possuem títulos diferentes. Essas são as pessoas que irão codificar os projetos e para isso você precisa saber alguma linguagem de programação. Dentro desse ramo ainda existem cargos específicos, como por exemplo desenvolvedor frontend, que é responsável por codificar toda a parte que o usuário vê e como linguagem/tecnologia mais comum temos HTML/CSS/JS e frameworks afins. Existe também o desenvolvedor backend, que é responsável por codificar a parte do servidor, ou seja, a parte do programa que o usuário não vê. O frontend se comunica com o backend. E ainda tem o desenvolvedor fullstack, que é responsável por tudo, desde desenvolvimento do frontend/backend, banco de dados, testes automatizados, devops, entre outras tarefas, seria o profissional completo de desenvolvimento pau pra toda obra. Essa é a parte que mais entendo por ser uma desenvolvedora.
Ainda nessa área pode-se focar nos diferentes paradigmas e plataformas: desenvolvedor para dekstop, web, jogos, mobile, etc.

Depois temos a parte de banco de dados, onde você pode estudar pra se tornar um DBA, que vai cuidar toda a parte do banco de dados.

Tem também a área de qualidade, onde você pode se especializar em testes (testar o programa feito pelo frontend ou backend).

Tem também a parte de servidor, onde você se especializa em um determinado produto e faz o gerenciamento do mesmo, como websphere, weblogic, iis, etc.

Tem a área de processos, onde você foca em ajudar a melhorar os processos da empresa.

Tem a área de segurança. Tem a área de infra e redes. Tem internet das coisas. Tem a parte de design e experiência com usuário (UX), onde vc foca em fazer um design para que o usuário tem a melhor experiência possível com o produto.

Tem arquiteto, que tem uma visão geral das tecnologias e diferentes sistemas e como tudo pode ser colocado junto, integrado.

Tudo isso é relacionado ao cursos de ciência da computação, sistema de informação, análise de sistemas, engenharia da computação, infra e redes e outros cursos afins.

Os cursos não são regulamentados, e existe uma discussão bem forte sobre isso, ou digamos 50% dos profissionais são a favor e os outros 50% contra.
Basicamente você não precisa de ter faculdade para trabalhar com TI, mas ajuda bastante ter um diploma.

Basicamente a faculdade vai te dar uma base do que você pode ser. Nenhuma faculdade de nenhuma área te forma um profissional pronto pro mercado de trabalho, somente te fornece a base. Depois cabe a você estudar e se especializar naquilo que desejar trabalhar.

Cursos livres ajudam muito nisso. Trabalhar com TI é estudar pra sempre, então recomendo que se alguém quiser vir pra essa área, que não tenha preguiça de estudar, pois todo mês praticamente surge algo novo, e é importante que esteja atualizada nas tendências.

Eu particularmente amo trabalhar com tecnologia. Trabalho faz 10 anos na área como desenvolvedora e não troco por nada.

Como mencionei acima, existem várias áreas. Recomendaria você dar uma olhada mais a fundo nas outras também pra ver com qual você tem mais afinidade. O que você precisa estudar vai depender de qual área você quer trabalhar.

Mas geralmente profissionais de TI iniciam com a tal da lógica de programação - não útil somente pra profissionais de TI, mas está se tornando obrigatório para qualquer profissional - ajuda muito desenvolver raciocínio lógico de resolução de problemas. Vc pode iniciar somente com lógica ou já tentar aprender alguma linguagem. Existem algumas que tem bastante demanda de mercado, como php, Java e C# ou então HTML/CSS/JavaScript se quiser focar no desenvolvimento web. Recomendo também focar em uma e aprender, é mais valioso saber bem uma tecnologia do que saber pouco de várias.

No youtube vc encontra muito material gratuito e de qualidade. Eu mesma tenho um canal por lá onde compartilho algumas coisas: https://www.youtube.com/user/loianeg

[]'s

Loiane Groner
http://www.loiane.com
http://loiane.training

 

 

*Texto retirado da lista de discussão do MariaLab Hackerspace, gentilmente autorizada a sua publicação pela autora Loiane Groner.

Você não tem permissão para ver ou postar comentários.
No tweets found.
  • mamu