Calendário de Eventos

Diversidade de gênero na Computação (CSBC/SECOMU)
Segunda-feira 03 Julho 2017
08:00am - 05:00pm

As diferenças globais entre gêneros vêm sendo alvo de inúmeras discussões, pesquisas e ações. De acordo com estudo do Fórum Econômico Mundial, não há paridade entre homens e mulheres no que diz respeito à participação e oportunidade econômica, educação, capacitação política e saúde e sobrevivência. Esse resultado se repete tanto globalmente quanto nacionalmente, desde o primeiro relatório anual publicado em 2006. 

O gap de gênero estende-se à área de Computação, com características peculiares. Nos EUA, por exemplo, a participação de mulheres em computação vem caindo nas últimas décadas, as mulheres lá ocupam 25% do mercado de tecnologia. No Brasil, as mulheres ocupam 20%. Por outro lado, a Computação nunca foi tão importante economicamente como é hoje, na chamada Economia Digital. Como construir o futuro digital com tamanha inequidade de gênero no setor? Além disso, a própria conceituação de gênero de forma binária limita as discussões e inclusão de todas as pessoas com enorme potencial na área.

Este painel trará representantes de diversas áreas de conhecimento relacionadas às questões de gênero na Computação, com o objetivo principal de ampliar o conhecimento dos participantes no tema e refletir sobre os problemas da área. A universidade tem papel importante na linha de vida feminina e vamos discutir iniciativas existentes (e também as possíveis) desde o 1o e 2o graus, na própria universidade, nas empresas, em ONGs e no governo.

Local Universidade Presbiteriana Mackenzie R. da Consolação, 930 - Campus Higienópolis São Paulo, SP - 01302-907